Fluxo das apresentações.

Observe o lado esquerdo do blog e você verificará os links onde constam a ordem das apresentações. Por dia e eixo. As salas serão 401 a 408 do CCHLA (conferir no mapa já publicado aqui).

sexta-feira, 21 de junho de 2013

Programação e Envio de Trabalhos



PROGRAMAÇÃO


Dia 10/09/2013
Local: Auditório 142 – CCHLA
08h-12h: Credenciamento
14h - Mesa de abertura: ABEPSS- regional; DSS; CRESS/PB;
14h30min - Palestra: A precarização da Educação e do trabalho docente: consequências e desafios para a resistência
Convidada: Profa. Dra. Erlênia sobral – Universidade Estadual do Ceará – UECE. (Confirmada)



Dia 11/09/2013
Local: CCHLA – Salas de aula
Manhã: 08h-12h
Comunicação oral
Tarde: 14h – Mesa redonda: Formação Profissional - Diretrizes Curriculares e Política Nacional de Estágio.
Convidadas: Profa. Dra. Cláudia Mônica (UFJF) (A confirmar); Profa. Dra. Telma Gurgel (Mossoró) Profa. Mes. Francinete (UEPB).
Noite: Discussões Simultâneas:
Coordenações de Cursos de Graduação;
Coordenações de Cursos de Pós-Graduação.
Local: CCHLA – Salas 412-413



Dia 12/09/2013

Local: CCHLA – Salas de aula
Manhã: 08h-12h
Comunicação oral
Tarde: 14h - Assembleia Geral e Encerramento.
ABEPSS/Regional Nordeste e Nacional, UFA’s, conjunto CFESS-CRESS e ENESSO.
Local: Auditório 142 – CCHLA

 TRABALHOS
Envio de trabalhos – 24/06 a 24/07.

24 de agosto – Divulgação da lista dos trabalhos aprovados.

A apresentação de trabalhos, sob a forma de comunicação oral, será conforme os seguintes eixos temáticos:

1.       Trabalho, questão social e Serviço Social;
2.       Serviço Social, fundamentos, formação e trabalho profissional;
3.       Política social e serviço social;
4.       Questão agrária, urbana, ambiental e Serviço Social;
5.       Ética, direitos humanos e Serviço Social;
6.       Serviço Social, Relações de exploração/opressão de gênero, raça/etnia, geração, sexualidades.


Orientação para o envio dos trabalhos para apresentação oral.

 Os trabalhos deverão seguir o seguinte formato:

1.  Folha de rosto separada do texto com título do trabalho, nome do (s) autor(es), instituição, email, número do telefone e eixo temático da apresentação.
2. As comunicações orais deverão versar sobre resultados de pesquisas, relatos de experiências e reflexões teóricas realizadas por pesquisadores, docentes, supervisores de estágio, estudantes de graduação e pós-graduação; e profissionais;
3.  O prazo para envio dos trabalhos  será do dia 24 de junho a 24 de julho 2013;
4.  A comunicação deverá ser enviada em arquivo Word para o
e-mail seminarioregionalabepssne@gmail.com
5. A comunicação deve iniciar pelo título (centralizado em negrito e caixa alta), seguido de subtítulo, se houver, (em caixa baixa e sem negrito);
6. Estrutura de texto sugerida: introdução, desenvolvimento, conclusão e referências bibliográficas;

7.  No cabeçalho, à direita deverá ser identificado o tema principal e o tema secundário nos quais a comunicação poderá ser apresentada;
8.  Na sequência, apresentar o resumo, que deverá conter entre 100 e 200 palavras (com caracteres). Utilizar fonte Times New Roman, tamanho 10, espaçamento simples. Indicar 3 palavras-chave;
9.  O texto da comunicação deve ter entre 05 e 08 páginas, formatado em fonte Times New Roman, tamanho 11, espaçamento 1,5 e seguir as normas vigentes da ABNT.
10. Os trabalhados devidamente aprovados serão publicados integralmente em mídia digital.
11. Os certificados serão entregues ao final do evento.

OBSERVAÇÃO: Cada autor/a poderá inscrever, até, 2 (dois) trabalhos, sendo uma COMUNICAÇÃO ORAL individual, e uma COMUNICAÇÃO ORAL coletiva. Os trabalhos coletivos inscritos na modalidade Comunicação Oral devem ter, no máximo, 05 (cinco) autores.   


INSCRIÇÕES

Inscrição on line seguindo instruções no blog.

VALOR DA INSCRIÇÃO
R$ 60,00 (sessenta reais) para professores, profissionais e supervisores; R$ 40,00 (quarenta reais) para estudantes de Pós-Graduação; e R$ 30,00 (trinta reais) para estudantes de graduação.















































sábado, 8 de junho de 2013

CARTA DE APRESENTAÇÃO E BOAS VINDAS



O V SEMINÁRIO REGIONAL DA ABEPSS NORDESTE, intitulado: Precarização da Educação: Trabalho docente e Formação profissional em Serviço Social, realizar-se-á em João Pessoa, no período de 10 a 12 de setembro de 2013, no campus da Universidade Federal da Paraíba – UFPB. Com vista a disseminar o debate a partir do tema proposto, o evento sugere não só a socialização da produção acadêmica e intercambio das UFAs da região, mas também a construção de estratégias que venham a fortalecer a formação profissional de qualidade, em consonância com as Diretrizes Curriculares defendidas pela ABEPSS e a implementação do  Plano de Lutas em Defesa do  Trabalho e da Formação Profissional e Contra a Precarização da Educação.
O que temos visto na conjuntura brasileira e particularmente no debate sobre Educação e Precarização do Trabalho Docente é uma “crise da razão crítica” (BIANCHI, 2012), claramente exposta na contrarreforma do Ensino Superior no país. A isso se soma um momento de difícil enfrentamento pelos setores críticos da universidade, que tem pautado resistência e contraposição a esse  processo, tanto explicitando qual o sentido da reconfiguração do ensino superior, quanto seu papel estratégico numa sociedade de classes como a nossa.
De certa forma, o padrão produtivo e de consumo, indexado ao modelo científico-tecnológico hegemônico, por um lado, vem produzindo práticas, valores e éticas que, arraigadas na práxis social tornam-se verdades absolutas e, por outro, cegueiras imperceptíveis. Processos que, à luz da razão emancipatória, não podem ter sentido para a humanidade. O produtivismo acadêmico estéril, o individualismo e a competitividade individualista são exemplos dessa lógica. O que se percebe é que o caráter da intervenção do Estado, circunscrita ao Ensino Superior, tem na justificativa-chave a aplicação do Ensino à distancia, por exemplo, como alternativa para compensar as históricas deficiências do sistema educacional brasileiro, o que evidencia com toda força que nos países de capitalismo periférico como o Brasil, não há outra opção de democratização e universalização do ensino,  justificativa ideológica que define o conservadorismo mesmo da proposta, justamente porque o direito à educação igual para todos e as melhores condições de aprendizagem não são reservadas à totalidade da população, sendo assim “o uso do ensino a distância, mais barato e mais adequado às nossas características de pais pobre” (DE PAULA, 2009).
No ensino superior presencial,  “Os processos mais nítidos em que se materializa esta lógica ocorrem, principalmente, na predominância da avaliação quantitativa da produtividade dos indivíduos e dos grupos de pesquisa, na precarização das condições do trabalho docente e no desenvolvimento da oferta de serviços educacionais ao mercado, tendo em vista a captação de recursos” (VALE, 2012). Nesse sentido, entendemos ainda que “as medidas desencadeadas pela aprovação da LDB (exame nacional de curso, mestrados profissionalizantes, substituição dos currículos mínimos por diretrizes curriculares, cursos sequenciais, ensino à distância em todos os níveis) seguem as orientações da privatização das políticas sociais, de favorecimento da expansão dos serviços privados, de diversificação e massificação do ensino e de reconfiguração das profissões” (ABEPSS, 2010).
Para as entidades como o ANDES-SN, o conjunto CFESS/CRESS, ENESSO e a atual gestão da ABEPSS, o papel da Universidade e da esquerda acadêmica nesse momento é fundamental, pois “abriga a construção do pensamento crítico e da disputa teórica, política e ideológica em relação à concepção de universidade, da sua função social, do papel e dos sentidos do fazer acadêmico, da ciência e da tecnologia, vale dizer, da produção do conhecimento” (AMARAL, 2012). Também “[...] no âmbito da formação profissional, os desafios nos chamam a construir estratégias de resistências coletivas. Lutar contra a precarização do trabalho docente, que repercute direta e negativamente no processo de formação profissional dos(as) estudantes, e que são expressos pelo produtivismo acadêmico, pela expansão do ensino superior sem qualidade e estrutura, pela anulação das conquistas e pelo estrangulamento das dimensões de ensino, pesquisa e extensão como indissociáveis”.
Nesse sentido chamamos todos os(as) assistentes sociais e estudantes de Serviço Social a participar desse Seminário no intuito de fomentarmos o referido debate e construir as estratégias pertinentes ao enfrentamento do processo de precarização da educação e da formação em Serviço Social.